Bonita por natureza Barra também é a “Cidade Simpatia”. Totalmente povoada às margens do Tietê, um dos principais atrativos, a eclusa, foi inaugurada em 1973 – uma década após a usina hidrelétrica. Primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, faz de Barra Bonita a única cidade brasileira que oferece passeio de barco em dois níveis, transpondo um elevador de águas com 26m de desnível.
Cartão postal, com 148,40m a Ponte Campos Salles (1915), foi importada da Alemanha. Moderna para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações. sua parte levadiça foi desativada. Calçadão, ciclovia, iluminação e paisagismo contemplam a expansão da Avenida Rosa Zanela Petri, a orla que já era convidativa ganhou mais vida e qualidade.
Abriga as principais praças, as quais também foram revitalizadas. Para toda a família e todas as idades, oferecem pistas (caminhada, skate e kart), pedalinhos, área de alimentação, playgrounds, quadras esportivas e artesanato local. Praça do Artesanato, da Juventude, do Idoso, do Teleférico, e da Minicidade da Criança.
A Praça Almirante Barroso conta com armamentos da Marinha do Brasil (canhão de artilharia antiaérea, torpedo, míssil, boias de sinalização e uma âncora). Com três níveis e amplo espaço, o Pavilhão de Exposições “Prefeito Luis Fernando Ortigossa” está localizado junto à Praça do Teleférico.
O prédio que já abrigou a antiga estrada de ferro e a primeira rádio emissora da cidade – Atualmente funciona o Museu Histórico Municipal “Luiz Saffi”. (documentos, esculturas, pinturas, fotografias, moedas, filmes, testemunhais e relatos orais e escritos). Hemeroteca com exemplares desde 1914 e doações expressivas como: refrigerador em madeira (1868); gabinete dentário (1914); máquina fotográfica (1855); objetos da Revolução de 1932; maquinários dos ciclos (oleiro, cafeeiro e canavieiro) entre outros.
Administrado pela ONG MAE Natureza – com projetos ambientais reconhecidos nacionalmente – o Memorial do Rio Tietê, abriga painéis, maquetes, fotografias, espécies de peixes, equipamentos náuticos, documentos e livros.
Também na orla com vista fascinante para o Rio Tietê, estrutura e segurança encontra-se o Barra Bonita Camping, o Água Vida entretenimento náutico, Barra Bonita Shopping (com 32 lojas).
A Praça do Cruzeiro – um monumento de fé – e a praça do Mirante têm ângulos privilegiados da cidade e um belíssimo pôr do sol. Próxima ao Portal Clemente Ricci, na entrada do município, a Praça da Rotatória tem como símbolos a chaminé de cerâmica (telhas, tijolos, ladrilhos), a roda de uma engrenagem industrial (açúcar e álcool) e um barco a vela (turismo e navegação fluvial), representando a base da economia de Barra Bonita. Outros pontos turísticos são: O Teatro Municipal Professora “Zita de Marchi” e a Igreja Matriz de São José (com decoração arrojada, cores intensas, nobres altares e detalhados vitrais).
Na Art Barra (Zé do Pote) além da venda de artesanatos em cerâmica é possível presenciar o processo de fabricação dos mesmos. Atuando na área de paisagismo e decoração de eventos o Paiol também comercializa produtos confeccionados por artesões da região, orquídeas, doces, vinhos, cachaças e licores.
Difícil me fazer suspirar com oeste mesma senhora. Suas lágrimas de linho salvas filho adicionam música. Expressão alteração súplicas.
Contato
caminhosdotietesp@gmail.com
+55 (14) 99675-3805
+55 (14) 99854-6246
Copyright © 2023 Portal Caminhos do Tietê