Cidade Simpatia

Bonita por natureza Barra também é a “Cidade Simpatia”. Totalmente povoada às margens do Tietê, um dos principais atrativos, a eclusa, foi inaugurada em 1973 – uma década após a usina hidrelétrica. Primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, faz de Barra Bonita a única cidade brasileira que oferece passeio de barco em dois níveis, transpondo um elevador de águas com 26m de desnível.

Cartão postal, com 148,40m a Ponte Campos Salles (1915), foi importada da Alemanha. Moderna para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações. sua parte levadiça foi desativada.

Calçadão, ciclovia, iluminação e paisagismo contemplam a expansão da Avenida Rosa Zanela Petri, a orla que já era convidativa ganhou mais vida e qualidade. Abriga as principais praças, as quais também foram revitalizadas. Para toda a família e todas as idades, oferecem pistas (caminhada, skate e kart), pedalinhos, área de alimentação, playgrounds, quadras esportivas e artesanato local.  Praça do Artesanato, da Juventude, do Idoso, do Teleférico, e da Minicidade da Criança. A Praça Almirante Barroso conta com armamentos da Marinha do Brasil (canhão de artilharia antiaérea, torpedo, míssil, boias de sinalização e uma âncora). Com três níveis e amplo espaço, o Pavilhão de Exposições “Prefeito Luis Fernando Ortigossa” está localizado junto à Praça do Teleférico.

O prédio que já abrigou a antiga estrada de ferro e a primeira rádio emissora da cidade – Atualmente funciona o Museu Histórico Municipal “Luiz Saffi”. (documentos, esculturas, pinturas, fotografias, moedas, filmes, testemunhais e relatos orais e escritos). Hemeroteca com exemplares desde 1914 e doações expressivas como: refrigerador em madeira (1868); gabinete dentário (1914); máquina fotográfica (1855); objetos da Revolução de 1932; maquinários dos ciclos (oleiro, cafeeiro e canavieiro) entre outros. Administrado pela ONG MAE Natureza – com projetos ambientais reconhecidos nacionalmente – o Memorial do Rio Tietê, abriga painéis, maquetes, fotografias, espécies de peixes, equipamentos náuticos, documentos e livros. Também na orla com vista fascinante para o Rio Tietê, estrutura e segurança encontra-se o Barra Bonita Camping, o Água Vida entretenimento náutico, Barra Bonita Shopping (com 32 lojas).  

A Praça do Cruzeiro – um monumento de fé – e a praça do Mirante têm ângulos   privilegiados da cidade e um belíssimo pôr do sol. Próxima ao Portal Clemente Ricci, na entrada do município, a Praça da Rotatória tem como símbolos a chaminé de cerâmica (telhas, tijolos, ladrilhos), a roda de uma engrenagem industrial (açúcar e álcool) e um barco a vela (turismo e navegação fluvial), representando a base da economia de Barra Bonita. Outros pontos turísticos são: O Teatro Municipal Professora “Zita de Marchi” e a Igreja Matriz de São José (com decoração arrojada, cores intensas, nobres altares e detalhados vitrais). Na Art Barra (Zé do Pote) além da venda de artesanatos em cerâmica é possível presenciar o processo de fabricação dos mesmos. Atuando na área de paisagismo e decoração de eventos o Paiol também comercializa produtos confeccionados por artesões da região, orquídeas, doces, vinhos, cachaças e licores.

Fotos

Garça na Orla
Ponte Campos Salles
Igreja Matriz de São José
Museu Luiz Saffi
Moinho de vento
Nova Orla
Praça da Rotatória
Pescando na Orla
Canoa no Rio Tietê
Eclusa
Pôr do Sol no Tietê
Museu Luiz Saffi
Rolar para cima