Próximo ao rio Jacaré-Pepira e a um boqueirão, foi fundada a povoação de “Arraial de São João” por Capitão Bento Bernardes Rangel e Luiz Valladão de Freitas, em terras doadas por José Inácio e José Inácio Alvarenga. O nome mudou para São João da Bocaina e depois para Bocaina em 1938.
A Igreja Matriz de São João Batista possui 13 telas do pintor Benedito Calixto de Jesus, pintadas em 1924 e 1925, que foram recentemente restauradas e são patrimônio histórico. Bocaina tem 4 unidades de saúde, uma rede escolar de qualidade, e várias opções de restaurantes e lanchonetes. A cidade está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo.
Todo 1º de maio, a cidade realiza a “Alvorada”, uma tradição de mais de 100 anos, com a Banda Carlos Gomes tocando nas ruas e recebendo café da manhã das famílias ao longo do percurso. Em junho, Bocaina celebra seu padroeiro, São João Batista, com uma festa que inclui o ritual de passar descalço sobre braseiros.
A economia de Bocaina é baseada na agricultura, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e na fabricação de equipamentos de proteção individual, como luvas e aventais de raspa de couro, o que levou a cidade a ser chamada de Capital Nacional da Luva de Raspa.
Difícil me fazer suspirar com oeste mesma senhora. Suas lágrimas de linho salvas filho adicionam música. Expressão alteração súplicas.
Contato
caminhosdotietesp@gmail.com
+55 (14) 99675-3805
+55 (14) 99854-6246
Copyright © 2023 Portal Caminhos do Tietê