Bocaina

Bocaina

Próximo ao rio Jacaré-Pepira e a um boqueirão, foi fundada a povoação de “Arraial de São João” por Capitão Bento Bernardes Rangel e Luiz Valladão de Freitas, em terras doadas por José Inácio e José Inácio Alvarenga. O nome mudou para São João da Bocaina e depois para Bocaina em 1938.

A Igreja Matriz de São João Batista possui 13 telas do pintor Benedito Calixto de Jesus, pintadas em 1924 e 1925, que foram recentemente restauradas e são patrimônio histórico. Bocaina tem 4 unidades de saúde, uma rede escolar de qualidade, e várias opções de restaurantes e lanchonetes. A cidade está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo.

Todo 1º de maio, a cidade realiza a “Alvorada”, uma tradição de mais de 100 anos, com a Banda Carlos Gomes tocando nas ruas e recebendo café da manhã das famílias ao longo do percurso. Em junho, Bocaina celebra seu padroeiro, São João Batista, com uma festa que inclui o ritual de passar descalço sobre braseiros.

A economia de Bocaina é baseada na agricultura, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e na fabricação de equipamentos de proteção individual, como luvas e aventais de raspa de couro, o que levou a cidade a ser chamada de Capital Nacional da Luva de Raspa.

Galeria


Igreja Matriz de ''São João Batista''


Igreja Matriz de ''São João Batista''


Igreja Matriz de ''São João Batista''


Fogueira de
''São João''


Igreja Matriz de ''São João Batista''


Fogueira de
''São João''

Biblioteca Municipal
"Emmanuel Guedes"

Biblioteca Municipal
"Emmanuel Guedes"

Difícil me fazer suspirar com oeste mesma senhora. Suas lágrimas de linho salvas filho adicionam música. Expressão alteração súplicas.

Você foi inscrito com sucesso! Oops! Algo deu errado, tente novamente.

Contato

caminhosdotietesp@gmail.com

+55 (14) 99675-3805

+55 (14) 99854-6246

Copyright © 2023 Portal Caminhos do Tietê